Débora, mulher de liderança!
Naqueles dias, não havia rei em Israel, cada um fazia o que achava mais reto. (Jz 21:25)
O Senhor levantou Débora como juíza. ( Jz 2:16)
Israel atravessava um período sombrio caracterizado pela desobediência, idolatria e derrota.
Os Israelitas entraram na Terra prometida, mas por causa de inúmeros redutos pagãos que restaram, sofreram um declínio espiritual e viviam em constante ameaças de guerra e nesse momento os filhos de Israel estavam sob o jugo de Jabim, rei de Canaã, que oprimia o povo duramente já há vinte anos.
Débora, foi a solução encontrada por Deus. Mulher de testemunho notável como juíza, profetisa, testemunha de Deus.
Como juíza e profetisa discernia e explicava a mente de Deus, foi ministrada como mediadora entre Deus e seu povo. Inspirada por Deus a falar por ele, Débora transmitia sua sabedoria, conhecimento e instruções quando o povo a ela se dirigia como juíza.
Débora pode ser usada pelo Senhor em prol do seu povo porque ela era uma mulher que amava a Deus e obedecia aos seus mandamentos. Débora acreditava e confiava nas ordens do Senhor.
Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? E a sua mão estendida está; quem, pois a fará voltar atrás? ( Is 14:27)
O propósito de Deus a usar Débora como juíza foi liderar seu povo a ganhar a guerra contra os cananeus e reavivar a chama espiritual em seus corações. Ao ouvir a Palavra de Deus o povo despertou de sua decadente condição espiritual e seus corações se entusiasmaram.
Débora como testemunha de Deus foi usada pelo Senhor para levar os Israelitas de volta para Ele.
Amada serva do Senhor, faça uma pausa neste momento para suplicar a Deus que lhe dê força, a força que Ele possui, declare-se como uma mulher que quer tornar-se guerreira, enfrentar os desafios e os deveres da vida com vigor, coragem, força, persistência e poder de Deus.
Dar um testemunho de vida, porque em todo mundo há pessoas que necessitam de Deus, atravessando momentos sombrios, necessitando de encorajamento e exortação. A sabedoria e a Palavra de Deus precisam ser proclamadas e você pode compartilha-las com as pessoas que dela necessitam. Tenha por objetivo seguir os passos de Débora, abra seu coração para ser encorajado, ponha mãos a obra e estimule a fé de outra pessoa.