Joquebede, coragem e fé
Êxodo2.1-10
E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Pela fé, Moisés ja nascido, foi escondido três meses pelos seus pais... e não temeram o mandamento do Rei (Hebreus11.23)
Cumprimento aos amados irmãos e irmãs com a Graça e a Paz do Senhor.
Este mês mais uma vez o Senhor nos deu o privilégio e a oportunidade de conhecermos mais uma das mulheres que amaram a Deus e que com sua experiência, coragem, criatividade e fé nos ajudará na nossa caminhada como mulher, serva e mãe e que seu exemplo em muito nos fortalecerá.
Joquebede, mãe de Arão, Miriam e Moisés, que teve a responsabilidade de plantar em seus corações a obediência, temor e respeito a Deus, o todo poderoso. Seu nome só aparece duas vezes na Bíblia em Ex 6.20 e Num 26.59, mas quando nos deparamos com a situação daquele tempo, vemos o quanto a sua fé e coragem, a faz parecer uma gigante.
O povo de Deus, por causa da sua rebeldia perante o Senhor, tornou-se escravo no Egito. Faraó com medo que os judeus se tornassem muito fortes e se unissem a outro povo contra o seu reino, mandou matar todas as criancinhas do sexo masculino. Já se havia passado trezentos anos da morte de José, filho de Jacó e Raquel, quando nasceu Moisés, aquele que estava nos planos de Deus para salvar o povo judeu da escravidão. Joquebede, sua mãe, o amava muito e não queria que os soldados de Faraó o descobrissem e o matassem jogando-o no rio Nilo. Em sua maravilhosa providência, Deus orientou as mãos das parteiras hebréias a fim de que o menino Moisés fosse poupado. Cada acontecimento na vida de Joquebede estava dentro do plano cuidadoso do Senhor. E ela, como serva do Senhor usava da sabedoria que Deus lhe dera para por em prática os planos do Senhor para Seu povo. Mas ela estava também pondo em prática a sua fé. Ela confiava no Senhor e amava o seu filho. Ela, por confiar no Senhor, sabia que Deus estava no controle de tudo e Ele ia salvar o seu filho Moisés.
Joquebede era uma mulher segundo o coração de Deus, ela o honrava em atitudes, e ela nos ensina que atitudes tem uma mulher de fé: a- pela fé coloca no altar do Senhor todos os problemas que a rodeiam, todos os problemas que a seus olhos não têm solução; b- pela fé crer que o Senhor está no controle de tudo; c- pela fé confia no Senhor como diz o Salmo 56:3: "Em qualquer tempo que eu temer, confiarei em Ti."; Joquebede pela fé, colocou Moisés num cesto de junco e lançou-o no rio Nilo. Ela deu este passo de fé mas, com certeza, o seu coração estava triste. Ela confiava no Senhor mas, como mãe, ela sofria com a separação, sofria por não saber o futuro do seu tão querido filhinho. Deus estava vendo o sofrimento de Joquebede e decidiu ampará-la e, certamente, colocou em seu coração a certeza de dias melhores para seu filho. E a paz de Deus surgiu em seu coração dando-lhe tranqüilidade e confiança. Que Pai maravilhoso nós temos! Enquanto o Senhor trabalhava no coração dela, Ele também conduziu a filha de Faraó até a margem do rio. Foi Deus quem a fez ver o cesto onde se encontrava o pequenino Moisés e foi também Ele que colocou compaixão no coração desta jovem egípcia que teve amor pela criancinha logo que a viu. Deus continuou agindo na vida da filha de Faraó e na vida de Joquebede. Vejam o que este Deus amoroso ainda fez: O pequenino Moisés precisava ser amamentado, então a filha de Faraó, que já havia decidido adotá-lo, autorizou Joquebede a levá-lo todos os dias para a sua casa para alimentá-lo com seu leite e ainda recebia um salário por esta função. Que provisão maravilhosa para esta mãe que repousou sua ansiedade nos pés do Senhor! Joquebede amamentou seu filho Moisés por aproximadamente dois anos e meio. Foi uma mãe que se importou com a vida espiritual de seu filho. Foi ela quem incutiu no coração de Moisés o amor pelo seu povo e, principalmente, o amor e obediência a Deus. E você, minha irmã, está falando do amor de Deus a seu filho? Você lê, diariamente, a Bíblia com ele? Você ensina hinos de louvor a ele? Você o disciplina como o Senhor nos ensina na Sua Palavra? Nunca esqueça que a alma de seu filho está em suas mãos. Deus lhe deu esta responsabilidade e você não pode falhar, pois o destino eterno do seu filho depende de você e de sua submissão a Deus.
Em várias outras situações Joquebede teve que confiar em Deus: quando Moisés estava sob os cuidados da filha do Faraó, quando Moises fugiu para o deserto de Midiã e ficou quarenta anos sem saberem onde ele estava.
Assim também haverá momentos e situações em nossas vidas, em que nos será exigido confiar em Deus, quando os nossos olhos naturais não contemplarem o próximo passo, quando os nossos sonhos parecerem que não realizarão, os obstáculos que achamos que não vamos conseguir vencer, quando nosso presente, nos faz duvidar do futuro porque é tudo sombrio, em qualquer desses momentos, devemos confiar em Deus.
A Bíblia não nos diz se Joquebede ainda estava viva quando Moisés voltou para o Egito, nem se ela estava com os hebreus quando eles foram libertos do Egito, nem mesmo se ela soube que o seu bebê se tornou no grande libertador, escolhido por Deus. Mas Deus sabia.
Nós não sabemos muita coisa, Deus nos diz que somente devemos confiar Nele, não sabemos o final da nossa história, menos ainda do final dos que nos são importantes, mas devemos só olhar para Deus, Ele sim sabe tudo, Ele é o autor e consumador da nossa fé. A Ele toda a honra e glória e o louvor, E continue confiando Nele.
Amém!!