Ela: Serva, esposa e mãe, foi exemplar
Juízes 13 2 Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril.Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.
3 Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus. 24 A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou,
Que a Graça e Paz do Senhor Jesus estejam com todos!!
Esse mês de Junho que inicia nos traz mais uma mulher da Bíblia para conhecermos: No livro de Juízes13.2-24, nos é narrada a história de vida de uma mulher especial, não nos é informado seu nome, e os detalhes que Deus nos apresenta sobre a mulher de Manoá são compostos de palavras tristes: Havia um homem... chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. São palavras que são como uma marca no coração, perante a sociedade daquela época fazia com que ela tivesse um coração angustiado, pois muitas a olhavam com censura, não era digna de estar na presença do Senhor, e o seu marido tinha o direito de deixá-la por ela não ser capaz de dar-lhe filhos.
Ela vivia o que outras mulheres da Bíblia passaram (Sara, Ana, Isabel, Raquel) a dor e o sofrimento a fez buscar um consolo e aproximar-se mais de Deus, buscando ao Senhor em oração.
Quantas vezes irmã, passamos o mesmo que ela, em momentos que nos sentimos só, quando nos julgamos e somos julgadas, quando a dor é tão grande, que os amigos e familiares não conseguem nos ajudar, e vamos aos braços daquele que em todo tempo está a nossa espera, aguardando ser convidado para entrar na nossa vida e fazer uma mudança e nos dar a verdadeira paz.
A mulher de Manoá,possui características tão lindas, sendo a pessoa que ela é, o Senhor se agrada da busca e a responde de uma forma que ultrapassa o nosso entendimento humano.
Ela era humilde de coração, o seu desejo e a sua busca, são desejos e buscas também nossas, todas passamos pela mesma situação em algum momento nas nossas vidas, algo que desejamos, ansiamos e não acontece, o tempo passa e não vemos, esse é o momento de a imitarmos, em espírito de humildade, de amor e temor a Deus, com uma vida de oração, ela recebeu a bênção do Senhor. E como foi especial o atender do seu pedido.
O Anjo do Senhor trouxe as instruções, e como o Senhor tem um cuidado especial com os que o buscam verdadeiramente, o que hoje chamamos pré-natal, o Senhor já fez a milhares de anos. Instruiu-a com cuidados para ela e para o bebê.
Mulher de Fé, diante de tantos acontecimentos tremendos, não fez perguntas, não pediu sinal e não demonstrou dúvidas, ela creu.
Visão do futuro, quando o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher estéril, que amava a Deus, anunciou que ela geraria um filho, que ele seria "Nazireu desde o ventre de sua mãe" e começaria a livrar Israel do poder dos filisteus, o coração antes sofrido, vislumbrou uma esperança imensa para o futuro.
Seu filho tinha uma missão especial. Seu filho tinha uma carreira especial.
Mais uma característica ressalta a mulher de Manoa: O espírito obediente, com as recomendações do Anjo do Senhor, o que havia no coração de Deus foi transferido a ela, e do coração dela foi transferido ao filho, do coração do filho foi transferido ao povo de Deus.
Como mulher obediente temos orado pelos nossos? temos repassado aos nossos filhos, sejam de sangue, de coração ou de compromisso, a sermos obedientes e fiéis, sendo praticantes da Palavra do Senhor (Tiago1.22)?
Adorar quando Manoá e sua mulher viram o ato do Anjo do Senhor, caíram com o rosto em terra e adoraram. O ato de adoração revela sinceridade de coração, ajoelhar reverentemente, prostar-se diante de Deus, exaltar o todo Poderoso, é reconhecer que Ele é: Abençoador, responde as orações, protector, libertador de seu povo, Soberano, Supremo e Maravilhoso Deus do universo.
E podemos acrescentar outros atributos a Deus, só depende da nossa intimidade e comunhão com Ele.
Antes mulher de Manoá, agora mãe do famoso Sansão, juíz e homem mais forte que existiu, uma mulher que viveu à sombra de dois homens, aparentemente simples, porém realizada, e honrada por Deus.
Tentei nesse estudo não focalizar Sansão, mas é muito difícil falar da mãe e não comentar da sua herança:
Quando continuamos o livro de Juízes a história nos mostra que mesmo o nosso esforço despendido na preparação dos filhos para a jornada da vida, pode ser de algum modo “frustrante”, pois em última análise reserva-se aos filhos o direito de escolherem o seu próprio caminho, às vezes um mau caminho. Sansão haveria de tornar-se um exemplo de desobediência, não obstante o empenho dos seus pais em criá-lo de acordo com a orientação que Deus havia dado a seu respeito. Deliberadamente fez escolhas erradas, ignorando os argumentos dos pais (14:3). Depois de fazermos tudo o que sabemos ser o correcto pelos nossos filhos e ainda assim “aparentemente não dar certo”, resta-nos levá-los à presença de Deus em oração, e não nos sentirmos culpados. Lembre-se, a “oração do justo pode muito em seus efeitos”.