top of page

Maria de Betânia priorizou Jesus!


... veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume... e quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. (Marcos 14:3)

... Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

... Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.

... Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"

...Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10:38-42)

... Deram - lhe, pois, ali uma ceia; Marta servia... Maria tomando uma libra de bálsamo de nardo puro... ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. (João 12:2-3)

Esse mês vamos conhecer a história de uma mulher que foi muito dedicada a Jesus, ela sempre priorizou o seu Mestre, Maria de Betânia é o seu nome.

Maria vivia em Betânia com sua irmã Marta e com seu irmão Lázaro, Jesus tinha um carinho especial com essa família, (João 11:5), podemos observar na bíblia que Jesus os visitou várias vezes.

Maria e Marta são duas irmãs muito diferentes, Maria, sempre ouvia o Senhor e Marta, a anfitriã agitada, são duas mulheres especiais no registro da vida e ministério de Jesus. São marcadas por uma atitude amorosa e de lealdade para com Jesus, em acentuado contraste com o ódio e inveja que haviam contra Ele. Duas irmãs, que embora tão diferentes em temperamento, ambas crentes e que foram amadas e expressaram seu amor livremente ao Senhor. Irmãs que eram gratas por sua redenção, amizade e companheirismo com Aquele que tem o poder sobre a vida e a morte.

Enquanto Marta se fatigava nos afazeres da casa, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.

“Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10:42)

Maria escolheu estar aos pés de Jesus, numa atitude de adoração e como discípula. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha.

“Que extravagância! Que desperdício!” disse Judas. E os demais discípulos concordaram..." (Mt 26:8)

Quando Maria derramou o vaso de alabastro sobre a cabeça de Jesus, ela foi muito criticada, mas tenho certeza que naquele momento nada mais importava para ela do que agradar ao seu Senhor.

Talvez nós tivéssemos, também, criticado Maria, se ali estivéssemos. Não é assim que fazemos? Criticamos a igreja, criticamos o pastor, criticamos os governadores, criticamos os idosos, os jovens, as crianças …

A oferta que Maria ofereceu a Jesus, inspirada pelo amor, mal interpretada pelos homens, foi bem recebida pelo Senhor e recompensada pela história. Jesus disse que onde o evangelho fosse anunciado, seria contado o que ela fez, Maria quebrou todos os protocolos para estar aos pés de Jesus, as três vezes que Maria é citada na Bíblia ela está aos pés de Jesus, Maria priorizou Jesus em sua vida, Ele era o centro de tudo, e você tem dado prioridade à Jesus? Como você tem dividido o seu tempo? Quanto tempo está a dedicar a Jesus? Você está a fazer muitas coisas, mas não sabe em que lugar deveria colocar Jesus, o trabalho, a família e a igreja?

Saiba que Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, pois foi Deus que criou todas as outras coisas, como pode o Criador não ser mais importante que sua criação?

(Gênesis 1:1)

Em segundo lugar deve estar a nossa família, Deus criou o homem e a mulher para formarem uma família, um lar onde Deus é prioridade é como um pedacinho do céu na Terra. (Gênesis 2.24) / (Timóteo 5:8)

Em terceiro lugar vem o trabalho, Deus jamais amaldiçoou o trabalho, a Terra sim se tornou maldita por causa do homem, tornando seu trabalho mais difícil, porém o trabalho continua sendo uma benção sobre nossas vidas. É através dele que encontramos uma das formas de priorizarmos nossa família, é através dele que podemos dar conforto e dignidade para nós e para nossa família. (Gênesis 3:17-19)

Ao colocarmos a Deus em primeiro lugar, a família em segundo e o trabalho em terceiro, é que vem em quarto lugar a igreja. É importante nós não mudarmos as ordens. Muitas famílias tem sido desestruturadas por não saberem seguir esta ordem de prioridades na vida. Ao fazerem uma pesquisa em uma penitenciária, encontraram lá muitos nomes bíblicos, ao interrogarem estas pessoas, descobriram que a maioria deles tem pais cristãos, que embora estes pais fossem verdadeiros cristãos, seus filhos estavam ali presos, eram pais dedicados a palavra de Deus e ao evangelho, mas seus filhos foram, por um momento esquecidos, e não receberam a atenção devida.

A igreja tem um papel muito importante na sociedade. Não haveria vida social sem a presença da igreja, o que acontece é que as prioridades as vezes são invertidas. Ninguém deve deixar de ir para a igreja ou realizar as obras de Deus, mas nossa família, e nosso trabalho, devem ser disciplinados para servir a Deus, e a igreja. Quando nossa família ou trabalho, não estão voltados para Deus, dificilmente conseguiremos servir a igreja. Contudo nossa família ou trabalho, não pode ser colocado como impedimento para servimos a igreja, mas tudo deve ser feito com ordem e planejamento. (Marcos 16:15-16) / (Hebreus 10:25)

Maria nos dá um exemplo claro do que realmente importa, sabemos que as tarefas diárias acabam nos afastando de momentos com Jesus, mas precisamos nos sacrificar mais para termos mais tempo com Deus, não deixar com que coisas seculares nos roubem esse tempo com Ele, pois esse tempo por mais pequenino que seja é tão essencial como o ar que respiramos, é o tempo com o nosso Criador, Aquele que nos guarda e nos dá forças quando precisamos, e precisamos tanto não é? Então por que não priorizarmos mais tempo na companhia Dele? Peça à Deus que te ajude a organizar o teu dia, para que você possa usufruir da Presença Dele também, além das tarefas diária, você irá se surpreender com os resultados, então mãos a obra! Fiquem na Paz do Senhor!

Estudo Bíblico
Posts Recentes
bottom of page