top of page

Sara, uma mulher dedicada


Gênesis 12

1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.

6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.

7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

A Graça e a Paz do Senhor Jesus,


Amadas irmãs, estamos aqui mais um mês, lendo e aprendendo detalhes sobre mais uma das mulheres da Bíblia e buscando através da vida delas, exemplo para prosseguirmos na nossa maratona, sem desistir, confiando nas promessas do Nosso Senhor Jesus.

Sara, também é uma mulher que gera controvérsia, principalmente quando se ressalta a sua submissão, e algumas decisões que tomou na caminhada ao lado de Abrãao, decisões essas, que muitas vezes imitamos, passando por cima dos planos de Deus, alterando, buscando ajudar, esquecendo que há coisas na nossa vida que só a Ele compete.

Sara muito nos ensina sobre companheirismo e fidelidade, teve a atitude de deixar tudo para trás e acompanhar o marido, abrindo mão da zona de conforto, foi a companheira ideal para acompanhar Abrãao nesta empreitada, obedecendo e acreditando nas promessas de um Deus que eles ainda não o conheciam. E Deus tinha promessa na vida de Sara também, seria ela a mãe do filho da promessa. Ela, Sara.

Ainda que os nossos olhos não contemplem, Deus ainda está no controle de tudo.

Sara foi deixada só por duas vezes pelo seu marido Abrão - Gen. 12.15, 20.12 , por causa da sua beleza, por temer a morte, ele a entregou como troca, mas em nenhuma das situações o Senhor a deixou desamparada, muito pelo contrário, Ele a guardou, exortou através de sonhos, o Senhor cuida de tudo, inclusivamente dos detalhes, quantas vezes sofremos por antecipação em relação a um determinado problema, e quando amanhece ou no final do dia, o Senhor Deus já entrou com providência e mudou toda a história.

Sem fé é impossível agradar a Deus. (Hebreus 11.6)

Nesse estudo queremos falar sobre a Sara mulher, porque mesmo passado milhares de anos, ainda temos atitudes e pensamentos como Sara.

Há situações confortáveis e pessoas amigáveis que poderão estar a ser um impedimento para o propósito que Deus tem na sua vida. Não avalies de forma natural, à maneira dos homens, mas à maneira de Deus. Não aceites o conforto e o consolo daquilo que pode ser um impedimento. Segue o caminho e propósito de Deus custe o que custar. (Revista Vitamina E - Sexta feira 7 abril de 2017)

Algumas de nós felizmente têm entendido e aceito o chamado de Deus para o esposo, crêem na promessa, e por amor e fidelidade a Deus, se colocam ao lado e com ele se disponibiliza, se compromete, confia nos planos do Senhor, e pela fé, têm a família servindo ao Senhor.

Todas passamos lutas e batalhas mas em quem confiamos é onde está a diferença se seguimos em frente ou paramos por medo.

Todas sentimos medo, dúvidas, porque conhecemos o caráter e a personalidade do cônjuge, mas não esqueça: Deus é fiel para completar a obra que Ele começou. Porque um dia fomos tocadas pelo amor de Jesus, que nos chamou para a salvação, que deu a sua vida por amor de mim e de você para que hoje pudéssemos ser consideradas filhas de Deus e tivéssemos a esperança da Vida Eterna, não fomos nós que O escolhemos, Ele escolheu a nós.

Como serva do Deus Altíssimo, rogo em nome de Jesus que você tome posse da promessa de Deus para o seu lar, sujeite-se a vontade de Deus, ore, jejue, busque, faça como Sara, que saiu da zona de conforto, acreditou na promessa do Deus desconhecido que separou Abraão para ser pai de uma grande nação e em quem todas as famílias da terra seriam abençoadas, quando eles ainda eram só casal, com idades avançadas, e creram. Os planos do Senhor não se frustram, Sara seria a mãe do filho da promessa. E confirmou-se.

Busque sabedoria e discernimento para que as nossas atitudes não sejam contrárias a vontade Deus.

Deus mudou o nome de Sarai para Sara - Gen. 17.15, Deus muda e molda caráter por que Ele é Deus. Ele é o Deus do impossível.

Que o Senhor nos abençoe, nos faça enxergar com olhos da Fé e prossigamos em conhecer a Deus.


Pela Fé, também, a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. (Hebreus11.11)

Morreram na fé, sem terem recebido a promessa, mas viram-na de longe e creram e a receberam, confessando que eram estrangeiro e peregrino na terra.

... Pelo que Deus se não envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Hebreus.11-13,16.


Engrandecido seja o Senhor.

Amém.



Estudo Bíblico
Posts Recentes
bottom of page