top of page

Febe, mulher de liderança.


16 1.Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia.

2. Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar, pois tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.


Febe pode não ser famosa ou lembrada pela maioria dos estudantes da Bíblia. Mas na época dela, no começo do cristianismo, Febe era bem conhecida. Febe exercia um ministério peculiar na igreja em Cencréia.

Cencréia era uma cidade portuária, próxima a Corinto. E o apóstolo Paulo, na carta aos Romanos, capítulo dezesseis, versículo um, recomenda, de forma bastante destacada, o nome dessa mulher.

Paulo chama Febe de “irmã” e “serva”, usando o mesmo termo do qual deriva a palavra “diácono”.

Sobre a igreja de Cencréia não temos muitos dados, ela era possivelmente uma filha de Corinto e havia, portanto uma íntima comunhão entre os irmãos destas duas igrejas.

Em um tempo em que as mulheres não tinham muita expressão, Febe é uma mulher que se destaca, sendo, portanto digna de ser mencionada de maneira tão surpreendente nesta carta. Ela marcou a sua geração com o seu serviço em favor do outro, desta forma o próprio apóstolo Paulo se encarrega de escrever ao seu respeito enviando uma solicitação de amparo e apoio aos seus serviços.

Febe viveu em um mundo completamente diferente do nosso. Naquela época a mulher apresentava convencionalmente uma postura bem diferente da mulher atual. Primeiro que na maioria dos lugares ela não poderia se auto-representar, precisaria de um marido ou parente para fazê-lo, segundo não poderia ter propriedades e não poderia manifestar-se em público, e em muitas sinagogas não poderia expressar-se. Esta não era regra geral para todos os lugares, mas valia em muitos deles. Alguém talvez chame isto de preconceito, eu diria que se tratava de um costume de época. Vivemos em um mundo pós-moderno onde a mulher tem uma postura bem diferente. Para entender bem a grandeza de Febe é preciso olhar para a sua época e pensar o quanto ela teve que lutar e tudo o que ela teve que enfrentar para ser reconhecida como diácono de sua igreja.

O apóstolo Paulo nos impressiona quando diz que ‘Ela mesma tem sido de grande ajuda a muitos, incluindo a mim’. Febe foi uma mulher que marcou a sua geração com a sua disponibilidade em servir. Enquanto diácono da igreja de Cencréia, realizou um trabalho digno de receber destaque na Epístola aos Romanos. Ela colocou não somente a sua vida, mas seus bens no amparo àqueles que tinham necessidades reais.

As obras de Febe falavam mais alto que as suas palavras, suas ações ecoavam de forma forte, e suas atitudes lhe davam autoridade acima de qualquer título, a sua credencial era confirmada por quem ela era e o que fazia.

A epístola de Romanos foi escrita por Paulo dirigida à Igreja de Roma. Segundo alguns historiadores, foi ela a portadora desta epístola.

Isto quer dizer que o trabalho de Febe não ficava restrito à sua pequena igreja local, ela viajava para outras localidades a fim de encarar desafios maiores. O fato de ser uma mulher em uma época bastante difícil para as mulheres não a conteve. Quantos homens tinham a liberdade e poderiam ter feito o mesmo ou mais do que ela e não fez. Febe superou os seus limites e encarou novos desafios. Sua posição desconfortante não limitou a sua ação.

Febe foi uma mulher extraordinária, alguém que superou os seus limites, marcou o seu tempo e é, portanto, um grande exemplo para nossa geração. A sua disposição em romper com as barreiras de sua época nos deixa a lição de que nada pode nos deter quando decidimos avançar; sua disposição em servir nos leva diretamente para os padrões morais de cristo, nos remetendo de volta para os seus princípios de amor ao próximo; suas obras evidenciavam o caráter de Cristo em sua vida e sua disposição em encarar novos desafios nos desafia a romper com aquilo que nos prende ao nosso mundo tão pequeno e confortável.

Mesmo aparecendo apenas uma vez na Bíblia, Febe deixou sua preciosa contribuição ao cristianismo. Envolveu-se. Dedicou-se. Protegeu. Auxiliou. Viveu o evangelho na prática!


Material de poio ao estudo: http://sermoeseestudosbiblicos.blogspot.pt/

Pastor Sergio Rosa

http://novotempo.com/amiltonmenezes

Estudo Bíblico
Posts Recentes
bottom of page