top of page

Confiar em Deus


Noemi= graciosa


Ruth 1

... houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá, saiu a peregrinar nos campos de Moab, ele e sua mulher, e os seus dois filhos.



Esta semana iremos conhecer mais uma mulher da Bíblia, mulher que amava a Deus, que irá nos ensinar com sua história: Noemi.


De Noemi conheceremos o antes e o depois e como o Senhor trabalha cuidadosamente na vida dos que o temem e o amam.

Por causa da fome em Judá, a família mudou-se para Moab, onde havia alimento, lá havia alimento, os seus filhos casaram, tempo em que Noemi era feliz e agradecida, tempo que eles festejavam e outros passavam fome.

Mas a situação modificou-se morreu o marido de Noemi, e ela ficou amparada pelos filhos, e algum tempo depois morreu também seus dois filhos, o lugar onde o futuro lhe sorria, onde fora feliz e abençoada por algum tempo, mudou drasticamente e ela enfrentou perdas e sofrimentos.

Nesse momento difícil que caminho trilhar? como entender e enxergar a perfeita, boa e agradável vontade Deus (Rom12.2)?

Na hora da dificuldade, não é o momento de sucumbir, de desfalecer ou enfraquecer, essa é a hora em que aprendemos a confiar mais em Deus.

Em meio a tanta dor e dificuldade Noemi tomou conhecimento que o Senhor voltara a dar pão ao seu povo de Belém, decidiu retornar, mas foi um caminho longo, houve paradas e mudanças, das duas noras uma retornou aos seus pais e outra a acompanhou como se filha fosse, ao ser recebida em Judá, Noemi antes graciosa e feliz, com dor na alma chegou. Mas o Senhor que não enxerga com os olhos dos homens, usou pessoas e situações para agir na vida de Noemi, como está escrito a partir do capítulo 2 no Livro de Ruth, em tudo o Senhor já tinha cuidado de Noemi, ainda que ela não soubesse, nunca esteve desamparada. Não existe coincidências na vida do Cristão, existe o agir de Deus. A Bíblia diz que a viúva, o órfão e o peregrino, esses têm um cuidado extra do Senhor.

O Senhor na sua infinita misericórdia age em nossa vida por intermédio de pessoas, situações ou circunstâncias, nunca para nos tornarmos amargas e sim para sermos pessoas melhores. É para em meio as tribulações procurarmos conhecer a palavra do Senhor, buscar mais intimidade com Ele e lembrar as suas promessas a nosso respeito: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jer29.11)

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rom8.28)

E com a historia de Noemi também aprendemos que o nosso Deus é vivo e atento, que mesmo na terra da aflição, podemos ter atitudes que nos farão prosperar:

1 - Seja sempre agradecida - É impossível uma pessoa ser amarga e grata ao mesmo tempo (Ef5.20)

2 - Orar sem cessar - Mesmo em meio as lágrimas, a oração é um cântico que o coração entoa a Deus (Tessalonicenses 5.17)

3 - Estenda a mão a outras pessoas - Conforte as outras pessoas com o conforto que Deus lhe tem dado (2 Corintios 1.4)

" Que o Senhor nos abençoe dando-nos a direção, aumentando a nossa fé, para crescer o nosso amor uns pelos outros, para sermos reconhecidos verdadeiramente como Cristãos" .

Estudo Bíblico
Posts Recentes
bottom of page